Um episódio de encontros. Não só entre aliados, mas entre inimigos. Pandora’s Box foi um boost de energia e a sensação é que AGORA a quinta temporada começou – e começou com guerra. Sejamos bem-vindos, então!

Que Octavia agora é uma líder soberana de Wonkru nós, espectadores, já sabemos, mas para Bellamy e Clarke, o fato de que nenhum morador daquele bunker se mexe sem antes uma aprovação de sua líder é uma completa novidade. Mesmo esta hierarquia não foi suficiente para mostrar a Bellamy o quanto sua irmã havia mudado e, quando ele tentou levantar sua voz contra ou sobre ela, descobriu que, mesmo sem querer, Octavia havia criado uma experiência religiosa entre seus seguidores. Pois é, a Sheela de Wild Wild Country iria morrer de inveja.

Essa liderança religiosa de Octavia começou a afetar Abby e Kane, levando-o a assumir a culpa de Abby por tomar remédios para a sua ainda permanente dor de cabeça pós batalhas com Allie. Descobrimos como Kane foi parar naquela arena, sob a governança de Octavia, entre a morte e sua liberdade. Ele sabe que por mais que possa ter ficado próximo de Octavia, ele sempre será, para a garota, o homem que matou sua mãe na Arca e isso tem ajudado a líder a deixar a compaixão de lado contra ele.

Depois da escapada de Kane, salvo pelo gongo – ou melhor, pela explosão do portal para o bunker – uma série de encontros acontecem. Apesar de seguirem afirmando que não existe conexão romântica entre Clarke e Bellamy, os diretores levaram um bom tempo para mostrar os dois se abraçando, se tocando com emoção. Depois, Bellamy, Clarke e Octavia se reúnem, em um momento de estranhamento para Bellamy e Clarke.Mas as reuniões mais emocionantes, na minha opinião, acabou não sendo física. Foi muito bonito ver a gratidão estampada nos rostos de Raven e Murphy no momento em que eles descobrem que Clarke está viva, ouvindo a voz da própria. Não só porque aqueles são os membros remanescentes da SpaceKru da primeira temporada, mas porque eles agora são sinceramente gratos por Clarke e pelo fato de que ela salvou suas vidas no final da quarta temporada.

Depois, foi emocionante ver Octavia como a primeira de seu povo, de novo, a voltar a Terra firme e a conhecer a Terra. Nos diferentes momentos que isso aconteceu, havia uma Terra diferente para recepcionar a garota, mas ainda assim, foi simbólico.

De maneira geral, o episódio expôs a caixa de pandora, mas não necessariamente a abriu para ver o que estava dentro. Ainda precisamos conhecer a reação de Octavia e Clarke quando descobrirem sobre o relacionamento de Bellamy com Echo ou ainda, esperar para entender melhor os motivos desesperadores de Dyoza e seu grupo.