2017 foi um ano de grandes estreias, ano da Netflix acabar com a nossa vida social e de nos apaixonarmos por novos personagens da tv. Mas também foi o ano em que nos despedimos de séries de sucesso com uma dor imensa no coração. Não tem jeito, nem toda série é imortal como Grey’s Anatomy, Supernatural ou CSI. Por isso, preparamos essa lista com as despedidas mais difíceis desse ano.

Orphan Black

Não tem como negar que a partida do clone club nos deixou arrasadas. A saudade de ver Tatiana Maslany arrasando toda semana interpretando 900 mil personagens com tanto talento em uma trama cheia de reviravoltas e tensão nos fez derramar muitas, muitas lágrimas em 2017.

Bones

Bones 12x12

A série já era quase uma instituição. Com 12 temporadas com mais de 20 episódios cada uma, Bones marcou uma geração de pessoas apaixonadas pela inteligência incrível da Drª Brennan e seu amor pelos ossos, investigação e, claro, o agente especial Booth.

Pretty Littles Liars

Pretty Little Liars fotos final

Depois de sete anos de muitas intrigas as meninas de Rosewood deram adeus em uma temporada marcada pela emoção da despedida. Os segredos foram revelados e, na maior parte, agradaram a audiência. A série abusou do talento das atrizes inclusive pra ironizar a ausência de algumas explicações. Por exemplo, como foi que elas saíram do porão na sexta temporada? A série não contou, deixou no ar e fez bom uso desse artifício para brincar com o roteiro. E, enfim, duas pessoas só podem guardar um segredo se uma delas estiver morta, né?

Sherlock

sherlock 4x01

Apesar dos rumores que continuam a ser fomentados por fãs inconformados, não há nenhuma previsão de que Sherlock possa voltar tão cedo. Tanto produção quanto os atores deram a trama por encerrada, deixando a possibilidade de um reencontro em alguns – muitos – anos. Para Mofat, toda a história atualmente relevante foi contada nas quatro temporadas e com Benedict Cumberbatch envolvido nas super produções da Marvel, é muito provável que Sherlock não esteja na agenda do ator tão cedo. Mas a última temporada foi, sem dúvidas, digna do encerramento que a série merecia.

Bates Motel

Não é fácil uma série prender-se a um começo, meio e fim de maneira tão primorosa como Bates Motel. A série, que se propôs a ser um prólogo do clássico do terror Psicose, cumpriu sua jornada em 2017 revivendo de maneira inesperada cenas icônicas. Vera Farmiga e Freddie Highmore estiveram fantásticos do início ao fim. E foi difícil dar adeus à Norma e Norman, mas definitivamente valeu a pena. Você pode conferir a review do episódio que reviveu a clássica cena do chuveiro aqui.

Girls

Sejamos sinceros, ainda bem que acabou antes das últimas declarações da sua criadora Lena Dunham. A série com seis temporadas, colocou na tela histórias muitas vezes familiares de jovens mulheres aprendendo com a vida a serem donas de si. Com um roteiro que sempre privilegiou a voz feminina, Girls foi polêmica, incisiva e pontual em muitas abordagens. A última temporada não deixou por menos e explorou tramas impensadas até pelas maiores fãs. Aqui no Séries por Elas você pode conferir as reviews de todos os episódios da última temporada.

The Vampire Diaries

The Vampire Diaries 8x15

Emoções e final feliz, o que mais os fãs de uma série podem desejar para um series finale? Depois de oito anos no ar, os vampiros deram adeus com episódios que acertaram os ponteiros de todos os personagens de maneira delicada, inclusive trazendo Elena de volta para dar-lhe o final que todos esperavam.

Teen Wolf

O final da série causou uma comoção generalizada entre os fãs na internet. A produção entregou aos fãs uma temporada muito bem produzida, com um roteiro empolgante e atores entregues aos seus papéis. No entanto, para o desagrado geral nem todas as tramas foram encerradas como se esperava. Arriscando-se com um final aberto em que cada um pode tirar as próprias conclusões, a série deixou o desejo por mais episódios, o que é sempre sofrido para os fãs.

Sense8

Sense8 critica 2temproada

A maior controvérsia do ano. Os fãs ainda estão sofrendo pelo cancelamento inesperado e tentando se conformar com um último episódio que supostamente dará um encerramento digno para a trama. A justificativa da Netflix foi taxativa: altos custos e pouco retorno. A série, que parecia ser uma unanimidade de público, recebeu o aviso de cancelamento. Resta esperar pelo episódio final, que segundo promessas deve sair ainda no primeiro semestre de 2018.