É bem provável que você reconheça o rosto da foto acima, certo? Sabia que a parte mais densa do trabalho desta mulher acontece atrás das câmeras? Pois bem, hoje é dia de falar sobre Tina Fey, uma comediante completa. Ela escreve, atua e produz, e já ganhou diversos prêmios, entre eles os prestigiadíssimos Emmy e Globo de Ouro.
Tina é conhecida pelo seu humor sarcástico e autodepreciativo. Corriqueiramente, faz piadas sobre sua aparência física, sobre o fato de estar ficando velha demais para Hollywood, e com sua experiência maternal.

Em 2008, ela fez enorme sucesso parodiando outra mulher, Sarah Palin, então governadora do Alasca e candidata à vice-presidência dos Estados Unidos. E olha que Palin nem precisava da ajuda de Fey para ridicularizar a si própria.

brea

Tina Fey e Trace Wigfield recebem o Emmy 2013 de melhor roteiro em série de comédia

Nascida Elizabeth Stamatina Fey no estado da Pensilvânia, Estados Unidos, em 18 de Maio de 1970, estudou dramaturgia e interpretação na Universidade da Virgínia. No início da carreira, Tina trabalhou como recepcionista para se manter, quando mudou-se para Chicago. Hoje ela vive com a família em Nova Iorque, num apartamento avaliado em cerca de 3,5 milhões de dólares. Tina já contou em uma entrevista que não tem habilitação para dirigir e nem chave de casa. Afinal ela tem motorista, e um mordomo para recebê-la, né gente. A mãe de Tina nasceu na Grécia, e ela fez sua cerimônia de casamento conforme as tradições gregas. Ela tem duas filhas, Alice e Penelope.
Em 2011, Tina lançou o livro “Bossypants”, no Brasil “A Poderosa Chefona”, pela editora best-seller. A autobiografia bem humorada conta a trajetória de Tina, desde seu sonho em ser comediante até se tornar chefe no icônico Saturday Night Live. O livro fez sucesso, e foi parar na lista dos mais vendidos do New York Times.

Outro sucesso foi o duo com a amiga de longa data e parceira de trabalho Amy Poheler, apresentando a premiação do Globo de Ouro por três anos consecutivos. Nas grandes premiações como Oscar, Emmy, e o próprio Globo de Ouro, a apresentação é uma atração a parte, por isso ser chamado para esse papel é quase um prêmio por si só, e as duas arrasaram de 2013 a 2015.

vrbv
Tina Fey e Amy Poheler promovendo o Globo de Ouro 2015

Nas telas e atrás delas
Tina foi primeiramente reconhecida pelo público através do seu trabalho no Saturday Night Live, que é simplesmente um dos maiores sucessos da TV americana, no ar há mais de quarenta anos. Lá ela trabalhou de 1997 a 2006, como roteirista e atriz, e foi a primeira mulher a assumir o posto de roteirista chefe. Na sequência ela emplacou 30 Rock, na mesma emissora, NBC.

Na criação dessa série, Tina buscou inspiração em sua própria experiência como roteirista chefe do Saturday Night Live e a batizou 30 Rock em alusão ao endereço do estúdio onde o SNL é gravado, o famoso prédio Rockfeller Center em Nova Iorque. Foram 7 temporadas com muitos prêmios, incluindo um Globo de Ouro de melhor programa de TV, para essa série que Tina criou, escreveu, produziu e atuou como personagem principal.

Desde 2015 ela está no Netflix com a hilária Unbreakable Kimmy Schmidt, da qual é criadora, e onde também aparece na tela, dessa vez com uma personagem secundária. Além de atuar em vários filmes, Tina também já emprestou seu talento de escritora para o cinema, adaptando o roteiro de um longa que todas nós, garotas más, já assistimos: Meninas Malvadas (2004), no qual ela também atua. E afirma que, no futuro, gostaria de escrever um outro filme. Continue arrasando Tina, nunca cansamos de rir com você!