Mozart in the Jungle já tem duas temporadas e está com a terceira confirmada para este ano – que contará com a participação de Monica Bellucci. Apesar de ter ganhado dois Globos de Ouro em 2016, um de melhor comédia para TV e outro de melhor ator para Gael García Bernal, a série ainda não é muito comentada no Brasil.

O show tem como criadores Roman Coppola, Jason Schwartzman e Alex Timbers, e conta a história do recém-chegado maestro Rodrigo de Souza (García Bernal) à New York Simphony, onde substitui Thomas Pembridge, o maestro anterior interpretado por Malcolm McDowell. Os membros da orquestra precisam lidar com a mudança, visto que Rodrigo é um jovem excêntrico que quer implementar novas ideias na maneira de trabalhar da equipe. Por outro lado, ele precisa mostrar que é mais que uma criança prodígio e ganhar o respeito daqueles músicos acostumados a trabalhar sob outra direção por muito tempo.

Mas a série não foca só em Rodrigo. A outra protagonista é Hailey Rutledge (Lola Kirke), uma jovem oboísta que está tentando ter sua grande chance na carreira da música. Hailey é apaixonada pelo oboé e o pratica desde criancinha, mas tem as dúvidas comuns às pessoas de 20 e poucos anos que escolhem profissões pouco convencionais, sem saber exatamente o que está fazendo da vida e com incertezas em relação ao futuro.

Hailey tem uma amiga com quem divide apartamento, Lizzie, interpretada por Hannah Dunne. As duas tem uma relação de cumplicidade e Lizzie é a principal apoiadora de Hailey em seus momentos de dúvida e insegurança. Uma representação maravilhosa de amizade feminina nas telas.

Também contamos com a presença de Cynthia, uma violoncelista interpretada pela maravilhosa Saffron Burrows. Por ser mais experiente na orquestra, Cynthia entende melhor a dinâmica do mundo em que trabalha e vive, e várias vezes protege Hailey. Apesar de não ser sua amiga próxima, ela parece causar uma empatia, talvez por Cynthia um dia já ter sido uma jovem inexperiente enfrentando as dificuldades do início da carreira.

Os episódios são curtinhos, duram menos de 30 minutos, e são apenas dez por temporada. Mas é o suficiente para ir se apegando aos personagens e querer saber mais sobre eles, principalmente ver Hailey e Rodrigo crescendo ao longo da história.