Home Séries Game Of Thrones Daenerys Targaryen, a mulher de muitos nomes
Daenerys Targaryen, a mulher de muitos nomes

Daenerys Targaryen, a mulher de muitos nomes

0
1

A coluna Personagem do Mês apresenta quatro textos (um por semana) sobre uma personagem escolhida pela equipe do Séries Por Elas. Esses textos seguem a seguinte lógica:
1ª matéria: conta a trajetória da personagem e explica por que ela mereceu ser a personagem do mês
2ª matéria: mostra o que podemos aprender com a personagem e o que é melhor deixar pra lá
3ª matéria: buscamos inserir a personagem no contexto do blog, fazer link com empoderamento e feminismo
4ª matéria: vamos falar pouco da atriz. Curiosidades, declarações importantes e fofoquinhas saudáveis

Qual a primeira palavra que vem a mente quando escuta/lê o nome Daenerys Targaryen? Mãe dos Dragões? Protetora dos sete reinos? Quebradora de correntes? Rainha? A não queimada? Todas as opções anteriores?

Para mim, a personagem do mês de dezembro vai muito além das nomenclaturas de menções da Rainha dos Dragões. A última Targaryen viva é também uma mulher corajosa, rica em personalidade e carisma, poderosa e empoderada.

Mas as primeiras cenas da jovem de cabelos prateados não lembram em absolutamente nada essa mulher forte que aprendemos a amar. No início Daenerys não era nada promissora, na verdade parecia uma personagem secundária – para quem não acompanhou os livros de George R.R Martin – sem a menor importância na história. Os diálogos até chegam a demonstrar, de forma bem tímida, a real grandeza de Daenerys, que era ofuscada pela ganância de Viserys Targaryen, seu irmão mais novo.  E talvez seja justamente essa construção da personagem que a tenha tornado tão especial. E é claro que a atriz Emilia Clarke tem um papel importante em toda essa trajetória, afinal, consegue dar vida à personagem de forma brilhante.

daenerys_and_viserys

Daenerys cresceu, e cresceu muito. Se fez ser ouvida, se fez ser vista, fez Westeros tremer na base ao ouvir falar da não queimada e mãe de três dragões. Quem não iria tremer de medo vendo uma mulher saindo do fogo, intacta e com filhotinhos de dragões nos ombros? A cena foi épica e encerrou um capítulo importante na vida da personagem, pois ali morria o grande amor da sua vida, Khal Drogo.

O ponto chave dessa relação consegue nos mostrar exatamente o porquê de Daenerys Targaryen merece ser a personagem do mês. Vendida pelo irmão, teve que se casar com Drogo em troca de ajuda para invadir Westeros e conquistar o trono de ferro. As primeiras cenas de sexo entre o casal são extremamente chocantes e fortes e são cenas de estupro.

estupro

Game of Thrones usa demasiadamente o estupro como narrativa, e já falamos sobre isso aqui. E Daenerys é vítima dessa violência. Drogo, um homem de alta estatura e muito forte, trata a esposa como um objeto sexual. E é dessa situação que a quebradora de correntes tira motivação para mostrar todo seu poder. Ela usa da inteligência para dominar o marido, fazendo-o se apaixonar , e para essa reviravolta, ela conta com a ajuda de Missandei, ex-escrava, agora servente da Rainha.

Bom, a partir daí a personagem decola, ganha força, visibilidade e milhares de fãs. Agora, a casa Targaryen tem uma forte candidata ao trono de ferro – será que alguém ainda duvida?

Existem inúmeras cenas marcantes na trajetória da nossa personagem do mês, muitas cenas quentes, literalmente, Viserys que o diga!

Daenerys libertando os imaculados, por exemplo, foi uma das muitas dessas cenas incríveis da Rainha. A reviravolta fantástica, desde o momento em que ela revelou saber falar alto valiriano até o momento em que mandou Drogon e milhares de escravos se rebelarem na cidade de Astapor, foi de fazer arrepiar todos os cabelinhos do braço e marcou a palavra “Dracarys” até na mente dos telespectadores mais esquecidos – já arrepiou tudo aqui de novo.

O uso da inteligência e da confiança em sua equipe, para conquistar terras e libertar escravos, fazendo os senhorios dobrarem os joelhos perante sua presença, obviamente que a faz ter uma coleção de inimigos crescentes a cada episódio, não é mesmo?

O fato é que Daenerys  figura sempre nas listas de melhores cenas de Game of Thrones, e que seu poder vai muito além dos seus dragões e sua inteligência e sagacidade para se livrar das situações mais adversas a fazem ser incrível.

Daenerys Targaryen, Filha da Tormenta, a Não Queimada, Mãe de Dragões, Rainha de Mereen, Rainha dos Ândalos e dos Primeiros Homens, Senhora dos Sete Reinos, Khaleesi dos Dothraki, a Primeira de Seu Nome, também é a personagem do mês de dezembro no Séries Por Elas, que é para fechar o ano com chave de ouro.

Jéssica Moreira Capricorniana apaixonada por seriados desde que viu Dr House pela primeira vez. Estudante de Jornalismo que adora escrever e contar histórias. House Targaryen <3

Comment(1)

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *