A parte final da guerra entre Oliver Queen & Ricardo Diaz chega ao fim em “Life Sentence” (6×23) onde vamos acompanhar Oliver e o Team Arrow se juntando para derrubar Diaz de uma vez por todas o que claramente não vai ser uma missão fácil. E para concluir essa tarefa Oliver recorre a Agente do FBI Samandra Watson a única pessoa em Star City que não vai ter medo algum em enfrentar Diaz, claro que a sua ajuda custou um pequeno preço que foi confirmar a identidade do Green Arrow, algo que ela já sabia mas, queria ouvir isso sendo assumido pelo Oliver.

Com a ajuda do FBI que finalmente percebeu a grande ameaça que Diaz oferece a Star City por conseguir controlar boa parte das autoridades, eles se juntam para trabalhar lado a lado com os vigilantes que receberam imunidade e não vão ser presos pelos crimes cometidos por ora é claro, isso nem chega perto de ser algo relevante no momento.Oliver mantém a esperança de capturar Diaz em breve, agora que a sua equipe teve um acréscimo as chances podem estar ao seu favor novamente.

Em clima de reconciliação Oliver e Diggle finalmente resolvem o lance sobre quem deveria ser o Green Arrow e John percebe que esse papel fica bem melhor para o Oliver mesmo depois do mesmo oferecer um segundo uniforme de Green Arrow, para que Star City pudesse ter dois vigilantes iguais e assim aumentar a segurança das pessoas, nada como uma ameaça de destruição para fazer as pessoas raciocinarem de forma mais lógica.

Anatoly continua seguindo o plano de trabalhar ao lado de Diaz e ajudar Oliver com dicas sobre os seus próximos passos, mesmo que trair Diaz seja o equivalente a um suicídio ele mantém com honra a promessa que fez ao Oliver e mesmo que Ricardo desconfie de Anatoly, não sobrou muitos aliados para ele manter ao seu lado neste momento então é melhor ter uma pessoa quase confiável ao seu lado do que nenhuma.

Diaz sente que as suas opções de ataque estão diminuindo e afirma ter conseguido novos amigos chamados de “Caçadores” que segundo Anatoly eram apenas um mito, será que vai aparecer um grupo no estilo Liga dos Assassinos para montar a  sua nova guarda? Mesmo com a sua vida em risco Anatoly não pensa duas vezes e repassa ao Oliver a próxima localização de onde Ricardo vai estar, e já avisa sobre os seus novos amigos, que o Queen até mesmo já conhece isso pode ser bom ou ruim vamos ter que esperar para ver o que acontece.

Até mesmo quando um vilão tende a ficar encurralado os roteiristas sempre arranjam um grupo de assassinos de última hora para incrementar o episódio final, para que apenas um confronto entre Diaz e Queen se podem acrescentar mais uns assassinos profissionais para lutar com o Team Arrow e o FBI? Afinal uma Season Finale que se preze tem que ter muitas cenas de ação e uma morte trágica de algum personagem, essa é basicamente a receita para se escrever uma Season Finale de sucesso.

Após um pequeno suspense sobre a localização da Black Siren, Diaz finalmente entra em contato com o Prefeito Lance e chantageia o mesmo usando a vida da sua filha para ele tirar o FBI de Star City, o que comprova que pedir essa ajuda extra deixou Diaz preocupado o suficiente para ele não querer enfrentar essa autoridade sobre a qual nem se ele quisesse ele poderia controlar.

Quentin é colocado contra a parede e forçado a fazer uma escolha difícil prender Diaz e sacrificar Laurel ou mantê-la em segurança e mandar o FBI embora de Star City colocando a cidade nas mãos de Diaz mais uma vez, diminuindo as chances do Team Arrow de derrubá-lo de uma vez por todas.

A escolha se limita a duas opções proteger a sua filha ou a cidade? Quentin e Laurel fazem escolhas arriscadas que colocam mais do que apenas a vida deles em jogo, coloca Star City em alerta total para encontrar Ricardo Diaz, e como resultado dessas consequências um membro da família Lance faz uma aparição surpresa no episódio.Todos buscam fazer sacrifícios nesta season finale cada um sendo motivado por um motivo particular.

Oliver como sempre prefere manter em segredo o custo real da imunidade que todo o Team Arrow recebeu, até que toda a verdade explode e todos descobrem o motivo das suas conversas em tom de despedida. Claro que as suas escolhas foram bem pensadas pesando os prós e contras, mas isso não ameniza de forma alguma o impacto que todos recebem ao descobrir a verdade.

Faz parte do dever de um herói sempre pensar nos outros antes dele mesmo, mas isso acaba não dando muito certo quando o mesmo construí uma família que precisa dele em suas vidas, esse é o lado que deve ser levado em conta quando um herói se entrega à justiça para que a sua equipe não seja prejudicada. As escolhas foram feitas agora o que resta a todos é seguir as suas vidas lidando com as consequências de suas escolhas, Oliver escolheu se sacrificar, e Diaz continua a solta a pergunta que fica no ar é, quem vai atrás do Ricardo Diaz agora que Oliver está preso? Será que Star City irá ganhar um novo Green Arrow sendo este o John Diggle? Estas perguntas infelizmente serão respondidas apenas na sétima temporada de Arrow, que mesmo sem data de estreia já foi confirmada pela CW.

Sobre a season finale, o episódio se mostrou sendo muito comum para o fim de uma temporada, no fim das contas nem foi mesmo o Oliver que atacou Diaz ele apenas prometeu mas não teve coragem suficiente para matar o oponente, “Life Sentence” (6×23) não trouxe um clima de conclusão na história apenas abriu mais um leque de possibilidades para a sétima temporada, o que pode agradar ou não os fãs que esperariam o fim do vilão desta temporada para que na próxima houvesse um novo, o que é parte da diversão de uma nova temporada descobrir qual vai ser o inimigo e as suas motivações, ou pode ser por terem considerado Diaz um vilão tão bem desenvolvido que deveria ser trazido novamente na nova temporada.

Sinceramente eu não sei quais  as motivações dos produtores para tal escolha só sei que espero uma sétima temporada mais séria, com um novo Oliver Queen novos personagens e quem sabe um outro vilão com poderes incríveis? Fora isso houve um furo no roteiro que apenas citou os “Caçadores” mas nada deles aparecerem no episódio pela forma como Diaz falou parecia que estes iriam protegê-lo dos ataques que ele já esperava. Enfim o episódio prometeu muitas coisas e cumpriu somente parte delas, espero que a sétima temporada corrija os erros da sexta e traga novidades que prendam a atenção dos fãs.