Em “Docket No. 11-19-41-73” acompanhamos as consequências depois que Oliver caí direitinho na armadilha de Ricardo Diaz no fim de todo o seu planejamento, ele acabou indo parar exatamente onde Diaz precisava que ele estivesse para dar o seu xeque-mate que nos fez prender o fôlego para acompanhar mais uma parte dessa briga que envolve jogos psicológicos, muitos socos e o destino de uma cidade. Desde que surgiram as acusações bem óbvias de que o Oliver é o Green Arrow todos os holofotes de Star City se direcionaram para ele, assim também como a imprensa que busca por uma entrevista para ouvir o seu lado da história e juntamente com diversas perguntas sobre a identidade dos outros vigilantes, e questões como por quanto ele achou que poderia esconder esse segredo.

Mesmo estando no fim da linha Oliver ainda não se deu por vencido e rejeita todos os acordos apresentados pela promotoria ele quer ser absolvido e apenas isso, sem anos a mais ou a menos de prisão mesmo que ele seja de fato o Green Arrow e tenha cometido de verdade os assassinatos, mas de alguma forma com toda a certeza o roteiro vai encontrar uma brecha na história para salvar a identidade do Oliver de uma vez por todas eu espero, assim como temos acompanhado a sua trajetória por seis anos não vai ser uma acusação de assassinato que o impedirá de ser o vigilante que Star City tanto precisa.

A ideia construída  nesse episódio é de nos deixar ansiosos e angustiados com a possibilidade de que o Oliver seja realmente acusado e pegue uma pena de prisão de muitos anos, agora que quase toda a justiça está sendo controlada por Diaz fica quase impossível achar alguém verdadeiramente disposto a ajudar neste momento. Até mesmo o outro grupo de vigilantes que tinham virado as costas para Oliver se solidarizam agora que viram a gravidade da situação, e todos devem se unir para ajudá-lo afinal de contas ele não é a única pedra no sapato de Diaz e não seria surpresa se ele quiser se livrar de todos vigilantes de Star City.

Com o destino de todos junto ao de Oliver este é o momento ideal de acabar com todas as intrigas e brigas de uma vez por todas e focar em derrotar Diaz e seus parceiros, mas essa não vai ser uma tarefa fácil Diaz planejou essa prisão como forma de prender    Oliver e a sua equipe toda de uma vez só se aproveitando da circunstância onde Dinah, Diggle, e Rene foram intimidados a depor no tribunal, com as suas respostas praticamente auto incriminadoras todos são levados ao limite de até onde vale a pena mentir para manter a sua identidade de vigilante. No entanto em outro caso em particular a sua intimidação vem de alguém que não aceita ouvir um não como resposta e que exerce um poder manipulativo muito forte, mesmo com o Quentin dizendo para a Black Siren revidar contra Diaz ela se recusa por dizer que vai acabar morta se o fizer, e como efeito desse medo de enfrentá-lo ela acaba sendo enviada a força ao tribunal para testemunhar que o Oliver Queen é de verdade o Green Arrow.

Ricardo Diaz é o pior tipo de vilão já que ao contrário dos outros ele não uma busca vingança pessoal por ter perdido algum ente querido ou algo assim, ele apenas quer destruir e reinar sobre Star City e consequentemente ele fará qualquer coisas para alcançar este objetivo por não ter nada mais a perder, quando chega o momento de Rene testemunhar ele está pronto para mentir para o juiz e a advogada de acusação convicto de que está fazendo a coisa certa pelo Oliver. Porém as suas opções de escolhas ficam bem escassas quando Diaz entra no tribunal ao lado de sua filha Zoe não lhe deixando outra opção a não ser dizer a verdade e prejudicar Oliver um pouco mais.

Oliver é colocado contra a parede e interrogado sobre os cinco anos que passou em Lian Yu e sobre as sua viagens durante esses anos na Rússia e Hong Kong o que apenas confirma mais uma das suas mentiras, além de destruir em parte a sua credibilidade por ter mentido para os cidadãos de Star City desde que voltou. Mas algo que ninguém esperava é que um visitante de outra Terra aparecesse para ajudar Oliver nos últimos minutos, Tommy Merlyn da Terra – X simplesmente aparece vestindo o uniforme do Green Arrow o que surpreende todo o tribunal.

 

Resultado de imagem para arrow 6x21

Em parte essa parte não é tão surpresa já que vimos essa cena na promo do episódio, mas o que ninguém sabe é qual argumento ele vai usar para justificar o seu desaparecimento já que o verdadeiro Tommy Merlyn foi dado como morto em 2013, a sua resposta foi que depois que o seu pai destruiu metade da cidade ele usou esse momento para fugir e ser apenas o Green Arrow sem ninguém desconfiar de nada. E como as surpresas deste episódio estão longe de acabar saiba que não era o verdadeiro Tommy que testemunhou e foi quase preso para salvar o Oliver, digamos que vai ser uma pessoa bem útil se o mesmo entrar para o Team Arrow.

Infelizmente não devemos comemorar antes do tempo, é claro que Diaz não iria permitir que as coisas terminassem assim fácil para o Oliver e não pensou duas vezes em enviar a Black Siren como Laurel Lance para o tribunal para contar toda a verdade em troca de sua vida. A opção disponível é tentar resgatá-la das garras de Ricardo Diaz para salvar Laurel desse relacionamento abusivo que já passou dos limites.

O que restringe as opções a apenas duas assumir que é o Green Arrow e ser preso e colocar dois alvos gigantes nas costas de Felicity e William, ou usar isso ao seu favor tal como a sua advogada disse e tentar destacar todos os atos positivos que o Green Arrow fez por Star City todas as milhares de vezes que ele derrotou diversos vilões, ou até mesmo salvou a cidade da destruição completa tudo isso para tentar anular o júri. Mas essa opção também colocaria dois alvos gigantes nas costas da sua família, com essa segunda opção ele poderia aposentar o capuz e tentar seguir em frente como uma pessoa normal, mas quem estou querendo enganar está na cara que ele não vai fazer isso.

Oliver permanece tentando se equilibrar na corda bamba na qual as suas duas vidas insistem em jogá-lo com força de um lado a sua vida de pai e marido, do outro ser um vigilante e arriscar a sua vida todos os dias, além disso ele tem que equilibrar todos os seus problemas e ataques de Diaz que sempre tenta se manter um passo adiante de Oliver que é pego de surpresa constantemente. O lado bom é que ele tem o apoio da sua família, o lado ruim é que essa família se torna o seu ponto fraco o humanizando diferente de seu oponente que não se importa com ninguém além de si mesmo.

A Black Siren toma uma sábia decisão e decide se juntar ao lado dos mocinhos pondo em risco a sua vida, essa é com certeza a resposta que esperávamos ela poderá entrar para o Team Arrow sob suspeitas de alguns é claro, mas as mudanças em suas atuais atitudes não negam o quanto ela melhorou depois de passar um tempo fingindo ser a Laurel para o Quentin Lance.

Com uma ajuda extra o problema de Oliver é resolvido e ele é liberado na condicional, mas nem de longe isso significa que acabou Diaz já deve estar preparando o seu novo plano de ataque é importante que Oliver não abaixe as suas defesas agora é alerta total Diaz vai atacar com toda a sua raiva e força.

Não perca a review do episódio “The Ties That Bind” (6×22).