Home Séries Absentia Primeiras Impressões: Absentia é uma trama policial misteriosa e cheia de reviravoltas
Primeiras Impressões: Absentia é uma trama policial misteriosa e cheia de reviravoltas

Primeiras Impressões: Absentia é uma trama policial misteriosa e cheia de reviravoltas

0
0

Absentia promete ser incrível. Sempre acho difícil falar sobre uma série após um único episódio. Afinal, o episódio piloto geralmente é um teste, uma experimentação. Depois dele, muitas coisas podem mudar no encaminhamento de uma produção. Mas no caso de Absentia é difícil encontrar alguma coisa que não tenha dado certo nesse piloto.

Quem, assim como eu, assistiu todas as temporadas de Castle e adorava sentiu um baque nas duas últimas temporadas quando os dois atores protagonistas, Stana Katic e Nathan Fillion já não se suportavam. A série, que vinha trilhando um caminho excelente se perdeu a partir do momento do sumiço não explicado de Castle e nunca mais se encontrou.

Mas agora Stana está de volta, em uma interpretação sensacional. Não, não é exagero. Stana está absolutamente irretocável na pele de uma agente do FBI que foi sequestrada e dada como morta e que é encontrada seis anos depois. O episódio piloto coloca a atriz em situações limite de felicidade, desespero e terror em um curtíssimo espaço de tempo, às vezes em uma mesma sequência de falas. A atriz dá tudo o que tem e, veja, ela tem muito a dar.

Absentia se ocupa de contar a história de Emily Byrne, uma agente do FBI com uma carreira estável. Casada com um agente também do FBI, mãe, filha e irmã, Emily vivia uma vida bem sucedida financeira, profissional e pessoalmente. Até que ela é sequestrada, não se sabe por quem, torturada, levada ao limite de sua resistência física e psicológica.

Enquanto ela passa por todo tipo de tortura, um assassino em série é preso acusado de sua morte. Enfim, quando alguém morre, a vida continua para os vivos. O marido, se casa novamente e vida que segue. Até que uma noite, uma ligação o alerta de que ele tem uma nova chance de salvar Emily, quem liga é o serial killer que está preso acusado do assassinato.

A partir desse ponto o episódio é todo uma catarse. O marido vai em busca do local indicado pelo psicopata (já diagnostiquei, ó!) e leva reforços policiais. Em uma cabana, no meio do nada, Emily agoniza dentro de um tanque cheio de água. A partir de agora, a protagonista precisa redescobrir o caminho para sua própria vida, enquanto caça seu torturador.

Mas não é só isso! Como se não bastasse tudo isso, Emily ainda vai ser colocada como principal suspeita de um assassinato de um bandido suspeito de ser um dos seus sequestradores. Dos anos em que esteve em cativeiro, apenas ausência. A agente se lembra da violência, do barulho do tanque enchendo, de uma máscara, mais nada.

Absentia é uma série de reviravoltas. Depois do episódio piloto a única certeza é que Stana Katic está magistral e o que já sabemos sobre a trama não chega nem perto de nos ajudar a desvendá-la. Há um mistério muito bem amarrado no sequestro da agente, uma rede articulada para convencer todos em volta dela de que o poder que eles julgam ter é apenas uma ilusão.

Enfim, Absentia entrega uma trama policial misteriosa e em alguma medida inovadora. Coloca sua protagonista no centro das atenções tanto como vítima como possível algoz. Não ignora seus conflitos ao colocar em xeque seus sentimentos como esposa e mãe que se sente abandonada. Explora o sentimento de culpa de quem ficou e seguiu com a vida. Brinca com o tradicional pensamento linear e dicotômico de um bem e um mal. A nova série do canal AXN não desaponta, pelo contrário a gente termina o episódio piloto contando as horas para o segundo episódio.

Absentia

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *